Saudação da CNBB ao padre Antônio de Assis Ribeiro

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, enviou mensagem de saudação, em nome da Conferência, ao novo bispo auxiliar de Belém (PA), nomeado nesta quarta-feira, 28 de junho de 2017.

Leia a Mensagem:

 

Brasília, 28 de junho de 2017

Saudação ao padre Antônio de Assis Ribeiro

 

Prezado Irmão, padre Antônio de Assis Ribeiro, SDB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe, com alegria, sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA), anunciada hoje, 28 de junho, pelo Papa Francisco.

O caminho de animação pastoral junto à juventude coloca em sua biografia sinais de esperança de que seu auxílio a dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém, será marcado por grandes frutos para a evangelização.

A nossa saudação vai acompanhada de uma palavra de inspiração que fomos buscar no pontificado de São João Paulo II, em uma orientação dada a bispos em visita Ad Limina, em 2004: “o nosso compromisso episcopal, prezados Irmãos, ‘aparece marcado por novas urgências, que exigem a dedicação concorde de todas as componentes do Povo de Deus’ (Exort. ap. Pastores gregis, 74). Ora, na terra, não há nada de mais eficaz que a Eucaristia para levar os cristãos a serem e a sentirem-se todos um só; não há momento algum em que se encontrem e fundam uns nos outros tão intimamente como quando comungam Jesus Eucaristia, que a todos abraça e interliga em Si mesmo. Assim se realiza na terra o que já sucede no Céu: Cristo une, a Si e uns aos outros, todos os que vivem n’Ele. Basta comungá-Lo como se deve, para vos encontrardes verdadeiramente juntos”.

Manifestamos gratidão pelo seu “sim” a esta nova missão confiada pela Igreja e pedimos que Nossa Senhora o proteja e o acompanhe.

Em Cristo ,

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília-DF

Secretário-Geral da CNBB

 

 

Share This