Pastoral Nipo Brasileira celebra jubileu de ouro na Catedral da Sé (SP) neste domingo

No próximo domingo, dia 11 de junho, às 9h, a Pastoral Nipo Brasileira realiza, na Catedral da Sé, uma celebração eucarística, a ser presidida por dom Júlio Endi Akamine, para comemorar o cinquentenário de sua fundação.

Presente no Brasil desde 1923, com a chegada do missionário Domingos Nakamura, a Pastoral Nipo Brasileira (Panib) é uma associação cívico-religiosa, sem fins lucrativos, que congrega missionários católicos (padres, religiosas, religiosos e agentes leigos) que se dedicam à evangelização e catequese dos japoneses e seus descendentes, radicados no Brasil.

De acordo com seu atual presidente, Monsenhor Helio Takemi Sakamoto, um grande desafio da pastoral é ajudar os nikkeis a cultivar e valorizar a cultura japonesa. “Toda cultura encastelada em si mesma não cumpre o papel fecundante e ainda mais triste é quando a deixa simplesmente morrer”, disse.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação pelo Jubileu da Pastoral reconhecendo os serviços de evangelização que a Panib tem desenvolvido no Brasil. A cada dois anos, é realizado o Congresso Nacional anual, com duração de 3 dias. A pastoral realiza também, a cada dois anos, a romaria ao Santuário de Aparecida (SP).

A Panib desenvolve catequese, formação de animadores, grupos de jovens e pastoral familiar e formação de comunidades. Além destas atividades, a Pastoral desenvolve também o serviços de caridade, como creches, escolas e casa de idosos.

Artigos similares

Desculpe, nenhum post encontrado.
Share This