Norte 1: presença da Igreja em uma região de grandes desafios ambientais

A Igreja Católica no Brasil é organizada por circunscrições eclesiásticas, atualmente é composta por 18 regionais. Nesta série, conheça as curiosidades de cada regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): a começar pelo ‘Norte 1’, que abrange o norte do Amazonas e o estado de Roraima.

“O regional Norte 1 surgiu na perspectiva de melhor se organizar, para que a Igreja possa estar mais perto do povo e ser uma Igreja em comunhão”, explica o secretário executivo do regional, diácono Francisco Andrade de Lima. Para ele, o ‘Norte 1’ tem sido uma instância de comunhão, de articulação e apoio às dioceses, prelazias, pastorais, serviços e organismos.

“Nesse sentido, o regional tem uma relevância para a Igreja presente numa região de muitos desafios, sobretudo o geográfico (…). Apesar do isolamento, das distâncias, das dificuldades de comunicação, o ‘Norte 1’ tem procurado ser um espaço de comunhão, de participação e de apoio neste pedaço importante da Amazônia”, completa o secretário executivo.

44ª Assembleia do regional/arquivo: norte 1

Presidido pelo bispo de Roraima, dom Mário Antônio da Silva – eleito para o cargo em 2015-, o regional procura estar em sintonia com as indicações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. “Atualmente temos as nossas diretrizes em comunhão com as cinco urgências da Ação Evangelizadora, com pistas de ação para que cada Igreja particular, cada pastoral, movimento ou organismo possa caminhar de forma conjunta, criando uma grande rede de evangelização”, afirma dom Mário.

Dentro das cinco urgências citadas por dom Mário, no presente momento, o regional tem se baseado em três causas comuns: meio-ambiente, questão indígena (incluindo ribeirinhos e quilombolas) e tráfico humano e migrações. “Com o advento da Rede Eclesial Panamazônica, a circunscrição tem procurado trabalhar a ideia da rede, nas diversas atividades regionais. Temos procurado trabalhar a inserção das diversas organizações pastorais que temos nessa dinâmica da Repam”, enfatiza o secretário executivo.

Geografia e população

Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o regional Norte 1 possui uma população de cerca de 4 milhões de habitantes e uma superfície de 1.354.923,3 km². Sediado na arquidiocese de Manaus (AM), o regional possui cinco dioceses: Alto Solimões cuja sede é Tabatinga (AM); Coari cuja sede é Coari (AM); Parintins com sede em Parintins (AM); Roraima com sede em Boa Vista (RR) e São Gabriel da Cachoeira com sede em São Gabriel da Cachoeira (AM). 

Já em relação às prelazias, o regional possui três: a de Borba, com sede em Borba (AM); a de Itacoatiara, com sede em Itacoatiara (AM) e por último, a de Tefé cuja sede é Tefé (AM). No total, a circunscrição possui nove igrejas particulares, distribuídas no Amazonas e em Roraima.

Atividades

Para cumprir a missão que propõe, o regional Norte 1 realiza algumas atividades ao longo do ano. No mês de fevereiro, por exemplo, acontece um encontro dos bispos, sempre em uma das dioceses ou prelazias. Este encontro tem como objetivo partilhar as alegrias e os desafios da caminhada e, acima de tudo, traçar metas. Na oportunidade, os bispos também se encontram com o povo da diocese ou prelazia que os acolhe.

Seminário das Pastorais Sociais/ arquivo: norte 1

Em abril, durante a Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), os prelados se encontram nas privativas regionais. Além destas atividades comuns, as pastorais, movimentos, organismos realizam suas atividades regionais, sempre com o apoio e acompanhamento do secretário executivo e dos bispos referentes de cada setor pastoral.

Por último, no mês de setembro, acontece a Assembleia do Regional, ocasião onde procura-se tratar do tema que a CNBB propõe em sua Assembleia Geral, neste ano “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para Formar Discípulos Missionários”. O encontro conta com a participação de todos os bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, coordenadores das diversas pastorais, movimentos, organismos. A ideia é fazer uma avaliação, rever a caminhada e aprovar as diretrizes do regional.

Contato

Atualmente a sede do regional Norte 1 localiza-se na Avenida Epaminondas, em Manaus (AM). O regional ainda não possui site próprio, mas o contato pode ser feito pelo e-mail: [email protected] Mais informações no blog: http://cnbbnorte1.blogspot.com.br/

Share This