Formação missionária para seminaristas

A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio do assessor padre João Cândido da Silva Neto, marcou presença no 9º Encontro Nacional de Formação Missionária para Seminaristas (Formise). O evento que começou domingo,dia 16, se estende até sexta-feira, 21, reúne na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF), 60 seminaristas de todo o Brasil.

Padre João apresentou o tema “A espiritualidade no processo de formação dos presbíteros segundo Cristo Pastor, Servo e Missionário”. Segundo o religioso: “o presbítero é servidor da humanidade. O cuidado pastoral requer uma sólida espiritualidade. Não basta saber teologia, filosofia, é preciso configurar-se com a pessoa de Jesus, Pastor, Servo e Missionário”.

Foto: Pontifícia Obras Missionárias

“Somos homens da Palavra na comunhão com Jesus Cristo com quem alimentamos uma amizade profunda. O nosso ministério é alimentado pela oração pessoal, o centro da espiritualidade”, afirmou padre João que também é responsável pela Pastoral Vocacional e pela Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (Osib).

Padre João Cândido destacou ainda, que “a santidade está na humanidade. Como presbíteros temos que ser humanos. Ser santo é ser humano. Não existe uma espiritualidade desencarnada. Nós não temos dois lados. Quanto mais humano, mais parecidos com Deus. Na formação somos chamados a configurar-nos a Cristo fazendo um dom de si aos outros. Formação gradativa, integral e permanente é um caminho de configuração a Jesus, profeta, sacerdote e pastor”.

Missão para uma Igreja em saída
Com o objetivo de intensificar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal a programação inclui reflexões e debates, grupo de estudo, plenário e testemunhos missionários.

O 9º Formise Nacional está em sintonia com a preparação do 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) a ser realizado no mês de setembro em Recife (PE). Essa caminhada de conjunto visa dar respostas aos desafios da formação missionária na Igreja.

Inspirados na nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, documento da Congregação para o Clero, publicado em dezembro de 2016, e ajudado por assessores, o curso aborda as dimensões espiritual e comunitária do presbítero, a missão na vida do presbítero e a formação integral para uma Igreja em saída.

A formação é promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o Centro Cultural Missionário (CCM), em comunhão com a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e a Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (Osib).

Padre Jaime C. Patias, IMC, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, Obra que acompanha os Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises) ressaltou a importância de integrar as ações. “É preciso intensificar essa caminhada de conjunto em todo o Brasil e é louvável que os seminaristas presentes representam os 18 regionais da CNBB”.

Após o 9º Formise Nacional, nos dias 21 a 23 de julho, acontecerá a 1ª Assembleia de coordenadores de Comises nos Regionais. Deverão participar também, os membros da Comissão de Articulação Nacional dos Comises.

Share This