Faleceu nesta terça-feira, 30 de maio, dom José Carlos Melo, arcebispo emérito de Maceió

Dom José Carlos Melo, arcebispo emérito de Maceió (AL) faleceu, aos 86 anos, no final da tarde desta terça-feira, 30 de maio, na capital alagoana.

Veja a nota da Arquidiocese:

“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto” (Jo 12,24).

A Arquidiocese de Maceió lamenta profundamente a morte do arcebispo emérito, Dom José Carlos Melo, CM, ocorrida na noite desta terça-feira, 30 de maio, às 18h45, no hospital UNIMED, na cidade de Maceió.

Na noite da quinta-feira, 25, o arcebispo emérito, que já apresentava um quadro de saúde fragilizado, deu entrada na UTI do Hospital UNIMED, no bairro farol. Na tarde da terça-feira houve uma agravamento no quadro clínico, levando-o ao óbito no início da mesma noite.

Em todas as atividades que exerceu como bispo, Dom José Carlos sempre se mostrou zeloso e dedicado, revelando extremado amor a Cristo e à Igreja. Por fidelidade tão grande, ser-lhe-á dada agora “a coroa da justiça”, reservada para os justos que depositaram sua confiança no Senhor.

Aos familiares e amigos de Dom José Carlos, a Arquidiocese de Maceió expressa sua solidariedade fraterna. Conforte a todos a fé cristã que nos faz crer na vitória de Cristo sobre a morte, certeza de nossa ressurreição.

Arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., solidário a este momento de partida para a “Casa do Pai”, convoca a todos para a Missa Exequial, às 16h, na Catedral, seguida de sepultamento.

Velório e sepultamento
Velório na Capela do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, no bairro Farol, até às 13h.
6h, 8h, 10h e 12h – Santa Missa na Capela Nossa Senhora da Assunção, Seminário Arquidiocesano.
13h – Translado do corpo até a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, onde serão prestadas as últimas homenagens.
16h – Celebração das Exéquias e em seguida sepultamento na Catedral Metropolitana .
*Cânon 1178 – Exéquias de bispo na Catedral
Cânon 1242 – Sepultamento de bispos, inclusive emérito na Catedral

Dom José Carlos Melo, CM
* Nasceu em 04 de junho de 1930 (Codó-MA)
* Foi ordenado sacerdote em 31 de julho de 1955 ( Petrópolis-RJ)
*Ordenado bispo em 10 de julho de 1991 (São Luiz-MA)
+ Faleceu em 30 de maio de 2017

Trajetória
Dom José Carlos Melo nasceu no dia 04 de junho de 1930 em Codó, no Maranhão. Integrou a Congregação da Missão (Lazaristas), onde professou os votos com quase vinte anos de idade. Foi ordenado sacerdote cinco anos mais tarde na cidade de Petrópolis – RJ. Em 10 de julho de 1991 foi ordenado bispo, em São Luiz-MA, tendo como lema “VENIT UT MINISTRARET, Vim para servir”. Em 02 de junho foi nomeado bispo auxiliar de Salvador-BA e em 28 de agosto de 2000 foi nomeado coadjutor de Maceió.

No dia 03 de julho de 2002, Dom José Carlos, CM, assumiu o pastoreio da Arquidiocese de Maceió e seguiu no cargo até o dia 22 de julho de 2006, após anunciar a renúncia ao cargo devido a idade.

Fonte: Arquidiocese de Maceió

Share This